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4 pontos que impressionam seus clientes e podem tirar sua empresa da crise causada pela COVID-19

Que medidas você está tomando para proteger seus negócios durante a COVID-19?

 

Neste artigo, um pintor profissional oferece um quadro de referência para ajudá-lo a se envolver e servir seus clientes durante as restrições atuais e, assim, sair dessa crise como uma empresa preparada para beneficiá-lo.

 

As “quatro habilidades”

 

A vida que conhecíamos está mudando rapidamente, pelo menos no momento, devido à pandemia de coronavírus. Muitas empresas fecharam suas portas e não sabem quando poderão reabri-las, enquanto outras consideradas pelas autoridades estatais como “essenciais” continuam a funcionar, desde que sigam as regras de segurança, incluindo os padrões de distanciamento e limpeza sociais.

 

Que medidas você está tomando para proteger seus negócios durante a COVID-19? Não existe uma solução única que funcione para todos. Os lugares, estilos de negócios, necessidades familiares e valores pessoais de cada pessoa fazem com que cada um experimente a pandemia da COVID-19 de uma maneira diferente.

 

Alguns de nós trabalham em áreas que exigem ajustes cuidadosos, mas descobriremos que o trabalho não para por completo. No entanto, em muitos casos, não poderemos interagir pessoalmente com nossos clientes ou concluir os projetos planejados para esta época do ano. É muito importante que você siga cuidadosamente as indicações do seu Estado e, acima de tudo, que você, sua família e seus clientes permaneçam saudáveis.

 

Embora todos tenhamos sido impactados por essa crise de maneira diferente, é importante lembrar que vamos superá-la. Esse simples quadro de referência das “Quatro Habilidades” me serviu bem, mesmo nos momentos mais difíceis.

 

1. Simpatia

 

Comece tentando entender o que seu cliente realmente precisa e apenas fale sobre como você pode ajudar.

 

Para muitos, a pintura não está no topo de suas prioridades. É hora de colocar em prática as habilidades interpessoais que você desenvolveu e identificar como você pode ajudar. Simpatia significa estar lá, mesmo a distância. Pergunte o que você pode ajudar e esclareça que nem sempre isso tem a ver com pintura. Estamos todos no mesmo barco, então pergunte a si mesmo: “Como posso usar meu talento e recursos hoje para ajudar?” Melhor ainda, pergunte a eles.

 

Se um de seus clientes estiver pronto para iniciar um projeto de pintura, não pule essa conversa! Entenda suas preocupações com a crise de saúde pela qual estamos passando e informe-os como você está cumprindo ou excedendo os regulamentos estaduais para mantê-los seguros e saudáveis.

 

2. Credibilidade

 

Credibilidade cria uma ponte entre “gostar e confiar”. Não se trata apenas de dizer que você se importa, às vezes provar é o que importa. Há um ditado que diz que “as pessoas não se importam com o que você sabe, até que saibam o quanto você se importa”.

 

Então pegue seu telefone e ligue para seus clientes. Pergunte a eles como você pode ajudá-los hoje.

 

Pesquise entre amigos e conhecidos ou em grupos profissionais. Você poderia recomendar alguém em quem confia para resolver essa necessidade que não está na sua área de conhecimento?

 

Às vezes as pessoas não pedem ajuda. Entre em contato com seus clientes seniores e verifique se eles estão bem. Se você perceber que eles precisam cortar o gramado, faça-o. Se o seu deck ou pátio é coberto de musgo ou bolor, quanto custa para tirar sua lavadora de alta pressão e limpá-la? Você pode até oferecer suas compras para casa.

 

3. Confiabilidade

 

Ser confiável significa cumprir todas as promessas feitas.

 

Analise pedidos e propostas anteriores de seus clientes. Existe algo que você não poderia fazer antes, mas pode agora? Você pode oferecer-lhes um desconto? Não pense que eles já sabem que você quer ajudar. Mostrar claramente suas intenções é frequentemente o que é necessário.

 

Nestes tempos, mais do que nunca, a confiança vai além de apenas fazer o trabalho que você prometeu. Significa estar lá quando eles mais precisam de você. Empatia, integridade e respeito não são apenas os pilares nos quais a confiança se baseia, mas também qualidades que demonstram que você está no negócio de servir aos outros. Mesmo que não tenha nada a ver com o seu título.

 

4. Impressione

 

Mesmo nesses tempos incomuns, procure oportunidades para impressionar seus clientes. Esse ainda é o motivo mais importante para que eles lembrem de você, usem seus serviços e o recomendem.

 

Fazer mais do que o esperado não é apenas aplicável aos negócios. Faz parte da sua personalidade. Às vezes isso significa um esforço adicional. Se você tiver sorte de continuar trabalhando durante esse período, por que não oferecer sua ajuda nos fins de semana ou noites? Hoje para você, amanhã para mim. Lembre seus clientes atuais e antigos (e você mesmo) de que eles são o principal motivo de você ter sua empresa. Fazer mais do que o necessário o manterá em mente para quando essa situação passar.

 

Lembre-se: as pessoas não compram seus produtos ou serviços até que comprem de você primeiro. A situação atual abriu inúmeras novas oportunidades para impressionar sua comunidade. Atender seus clientes e clientes em potencial requer atenção e perseverança, mas a recompensa é algo que não tem preço. Agora, mais do que nunca, você tem a oportunidade de conquistar clientes para toda a vida!

 

Ações práticas para o período de distanciamento social

 

• Entenda as preocupações de seus clientes para resolvê-las e fazê-los sentirem-se mais calmos.

 

• Se possível, concentre-se em prédios vizinhos, empresas que estão temporariamente fechadas ou imóveis para aluguel de temporada, para que o distanciamento social não seja um problema.

 

• Considere oferecer a seus clientes serviços adicionais que atendem às necessidades deles além dos serviços regulares.

 

• Talvez seja uma boa ideia oferecer reparos ou manutenção externa em algumas áreas que exijam o uso de escadas; limpar os canais de água do telhado, lavar janelas, reparar o telhado ou as calhas ou consertar janelas quebradas.

 

• Limpe qualquer superfície em que você ou qualquer um de seus funcionários tenha tocado usando um desinfetante adequado. Ações práticas durante a recomendação da quarentena ou de isolamento mais restritas.

 

• Ligue para saber mais sobre seus clientes ou clientes em potencial. Ouça as preocupações deles para que você possa exceder às expectativas deles quando puder continuar com os projetos.

 

• Use as mídias sociais para oferecer dicas fáceis de limpeza e pintura.

 

• Reserve um tempo para atualizar seus canais de mídia social ou site e diretórios profissionais on-line para facilitar a localização depois que as restrições forem removidas.

 

• Revise as ordens de seus projetos anteriores e reexamine o trabalho que você não concluiu. Isso o ajudará a organizar e programar o trabalho para o resto do ano.

 

 

Este artigo foi escrito por Terry Begue, proprietário da Begue Painting e autor de Atrair e manter clientes para toda a vida: 4 habilidades para criar confiança, comunicar seu valor e cobrar o que você vale.