AMPLIE SEUS NEGÓCIOS
Como se destacar na internet: 7 passos essenciais para todo negócio

Como se destacar na internet? Essa pergunta está na cabeça de qualquer empreendedor que reconheça a importância do Marketing Digital. Para ajudar no processo, separamos 7 passos que você não pode deixar de lado para superar a concorrência e obter sucesso para o seu negócio no meio digital.

 

Você já sabe que a aplicação eficiente de uma estratégia de Marketing Digital é essencial para destacar sua empresa na internet, certo?

 

Com abordagens que podem ou não incluir alto investimento, o ambiente digital é propício para inúmeras marcas, proporcionando uma disputa mais aberta pela atenção do público.

 

Embora isso represente grandes oportunidades, também significa um alto nível de competição. Diante de um consumidor com um leque de alternativas na ponta dos dedos, saem vencedoras as empresas que melhor direcionam seus esforços e conseguem alcançar uma posição de destaque no mercado.

 

Em outras palavras, o sucesso comercial no cenário atual está diretamente relacionado à performance da empresa na web. Neste post, você entenderá:

 

 

 

 

Continue a leitura e descubra como se destacar na internet!

 

Qual a importância de utilizar a internet nos negócios?

 

O sucesso em uma estratégia de marketing ou vendas depende da sua capacidade em conhecer e atender as demandas do consumidor. Observamos isso no período compreendido como transformação digital, em que a tecnologia se consolidou como um elemento essencial na jornada de compras.

 

Além de buscar informações sobre empresas e produtos na web, o consumidor também está habituado a finalizar suas transações pela internet. O ambiente digital é, portanto, propício tanto para a implementação de campanhas de marketing quanto para a comercialização de produtos e serviços.

 

Para se ter uma ideia, o setor de e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019, alcançando um faturamento de R$75 bilhões.

 

Se havia qualquer dúvida sobre a relevância da presença digital, ela se esvaiu após os efeitos da Covid-19 no comportamento do consumidor. Nos primeiros 15 dias de março de 2020, o isolamento social provocou um aumento de 40% nas vendas realizadas pela internet. A experiência digital é cada vez mais habitual.

 

Mesmo se você decidir não vender virtualmente, a web ainda é uma aliada poderosa. Uma boa abordagem de conteúdos, por exemplo, é a melhor forma de atrair e engajar leads, possibilitando sua eventual conversão.

 

Como destacar seu negócio na internet em 7 passos?

 

Estratégia é tudo. Não adianta tentar utilizar os recursos da internet sem um planejamento bem estruturado. Na verdade, investir nos canais digitais sem a abordagem adequada pode até refletir negativamente na imagem e no orçamento da sua empresa.

 

Tanto para obter destaque, quanto para alcançar o melhor custo-benefício, você precisa agir de modo estratégico, e isso começa pela segmentação. Confira, a seguir, as 7 práticas que você não pode deixar de lado na execução desse projeto!

 

1. Faça segmentação

 

Embora a internet acene com a possibilidade de alcançar um público descomunal, é preciso ter foco. Espalhar sua mensagem para uma audiência dispersa não gera nenhuma vantagem concreta para o seu negócio, servindo apenas para aumentar os seus gastos.

 

A ideia, portanto, é focar seus esforços de marketing e comunicação nas pessoas que realmente podem se interessar no que você tem a dizer. Para isso, desenvolva uma buyer persona.

 

O conceito de persona é semelhante ao de público-alvo. Contudo, além de dados demográficos, você deve acrescentar características mais abstratas que representem seu consumidor ideal, como suas dores, necessidades, hobbies e motivações.

 

A ideia é criar um personagem para nortear toda a estratégia. Com base em suas preferências, por exemplo, você vai determinar as redes sociais mais adequadas para contato. Com base em suas dores, vai definir as pautas de seus blog posts, e assim por diante.

 

2. Tenha um bom SEO

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, termo que pode ser livremente traduzido como Otimização para Mecanismos de Buscas. A ideia por trás de técnicas de SEO é impulsionar o rankeamento da página em buscadores como o Google e, a partir disso, alcançar um grande público de forma orgânica.

 

As práticas de SEO podem ser divididas em off-page e on-page.

 

O primeiro grupo refere-se, geralmente, a parcerias de link building e divulgação em outros canais, o que aumenta a autoridade e agrada o algoritmo de pesquisa. Já o SEO on-page é um conjunto de técnicas aplicadas em suas páginas, como o uso da palavra-chave e o zelo pela escaneabilidade.

 

3. Faça um bom posicionamento de marca

 

Diariamente, os usuários de internet se deparam com uma infinidade de marcas. Mesmo que inconscientemente, eles captam as mensagens deixadas por elas e, em suas cabeças, criam suas percepções. É preciso investir em uma estratégia para otimizar a forma como sua marca é percebida pelo cliente.

 

Nesse processo, é aconselhável desenvolver uma identidade forte para sua empresa. Utilize cores e logomarcas consistentes e crie uma voz para sua marca que comunique o público sobre os seus ideais. Se tudo der certo, você vai posicionar seu negócio no topo da mente da audiência.

 

4. Invista em Marketing de Conteúdo

 

Marketing de Conteúdo é mais que um diferencial competitivo: é a chave para que a sua marca possa realmente disputar por destaque na internet. Como o nome sugere, a estratégia foca na produção de conteúdos relevantes, que têm como objetivo atrair, engajar e converter possíveis consumidores.

 

Para isso, não se preocupe apenas em falar diretamente da sua marca e dos seus produtos. Produza materiais com potencial de engajamento e que sejam relacionados à sua solução, mas não de forma tão explícita. Veja o blog da Adidas, por exemplo. Durante o isolamento social, o foco foi mantido em posts de saúde mental.  

 

Ao combinar posts relevantes, práticas de SEO e a criação de uma landing page, por exemplo, você encontra uma forma fácil e orgânica de adquirir leads.

 

Depois, eles podem ser incluídos em uma lista de email marketing focada em sua nutrição. Quando esses leads são qualificados, podem ser expostos a conteúdos mais avançados e preparados para a conversão.

 

Embora blogs e páginas em eu website sejam pilares do Marketing de Conteúdo, é preciso estender sua presença a outros canais, como as redes sociais.

 

5. Use as redes sociais

 

Além de comportar boa parte do público semelhante à sua persona, as redes sociais apresentam diversas vantagens para sua estratégia digital. Isso porque, atualmente, os consumidores já estão habituados a utilizá-las durante o processo de compra.

 

É o que você pode checar em dados providenciados pelo próprio Instagram. De acordo com a rede, que conta com mais de um bilhão de usuários ativos, 90% das contas seguem ao menos um perfil comercial. Percebe a oportunidade de ouro para se comunicar com potenciais consumidores?

 

Como exemplo, observe a página da Adidas Brasil no Instagram. Com 4,3 milhões de pessoas, a marca se comunica com o seguidor de forma direta e informal, como você pode ver na bio, que passa uma mensagem otimista.

 

Além disso, podemos notar o uso de Destaques, emojis e hashtags para impulsionar o engajamento. A cereja do bolo é o link disponibilizado, que leva o usuário diretamente para a loja virtual.

 

6. Ofereça uma boa experiência de compra 

 

Se você tiver como objetivo aumentar as vendas pela internet, garanta uma experiência de compra qualificada. A página de conclusão, por exemplo, deve ser ágil e segura, passando credibilidade aos clientes. É importante, também, oferecer opções de pagamento verificadas e flexíveis, além de ofertas personalizadas.

 

Voltando ao exemplo da Adidas, o usuário que entra no website a partir do Instagram se depara com uma pop-up oferecendo desconto em troca de um cadastro. Assim, a marca capta as informações de contato do usuário e ainda motiva sua conversão.

 

Mais do que isso, todo o processo do consumidor deve ser otimizado, desde o momento que ele chega ao seu website. Proporcione um design limpo e preze pelo tempo de carregamento das páginas. Os produtos devem ser devidamente organizados e categorizados.

 

Para facilitar a visualização dos produtos, otimize seus catálogos e forneça informações detalhadas sobre as soluções, de preferência, suportadas por outros conteúdos, como vídeos tutoriais e posts em seu blog.

 

7. Tenha um site responsivo

 

Além de ágil e rápido para a navegação a partir de desktops, seu website deve ser adaptado para a experiência mobile. Negligenciar essa questão significa afastar uma parcela considerável do seu público. O uso de dispositivos móveis para navegação digital está em uma crescente e não dá sinais de desaceleração.

 

É isso que apontam os dados de um estudo recente. De acordo com as previsões, dispositivos móveis serão responsáveis por 20% do tráfego digital até 2022. Portanto, garanta uma experiência positiva para usuários de tablets e smartphones.

 

Como essas medidas podem beneficiar seu negócio?

 

Ao adotar essas 7 práticas, o primeiro efeito que você vai notar é a otimização do seu ROI. Isso porque a combinação de estratégias orgânicas com práticas de segmentação significa a possibilidade de causar impacto em um público mais propício a se interessar pela sua marca.

 

Desse modo, a taxa de conversão das suas campanhas vai aumentar sem que você precise investir um real a mais para isso. Além disso, seguir esses conselhos e adotar mais de um canal para realizar suas campanhas de marketing e comunicação é importante para você atender todo o seu público de forma completa.

 

Com o tempo, a autoridade conquistada no âmbito digital vai se incorporando à imagem da sua marca. O destaque na internet gera feedbacks positivos, como reviews em seus produtos. Esse tipo de recomendação por parte do próprio público é um fator fundamental para convencer o consumidor 4.0 a ouvir sua mensagem.

 

Assim, além de representar um custo-benefício realista, a implementação de técnicas para destacar sua marca na internet é algo vantajoso para o seu branding, trazendo resultados em curto, médio e longo prazo.

 

Agora que você sabe como se destacar na internet, deve trabalhar em uma abordagem de Marketing Digital eficiente para a realidade da sua empresa. Se bem-feito, esse processo vai posicionar sua marca como referência no mercado, abrindo o caminho para a expansão do seu negócio.

 

Fonte: https://rockcontent.com/blog/como-se-destacar-na-internet/