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Uma melhor comunicação no negócio

Quando uma reunião ou conversa de negócios tem um início ruim - se houver uma troca tensa de palavras ou se não parece haver uma boa comunicação - é hora de pressionar o botão de reiniciar.


Pode acontecer, por exemplo, de o proprietário ter outras expectativas sobre quando o trabalho será concluído.


Três maneiras de responder


O que fazer agora? De acordo com Andrew Sobel, especialista em fidelização de clientes e construção de relações comerciais de longo prazo, você tem três opções:


1. Continue insistindo no que você quer: nesse caso, a tensão e o desconforto provavelmente aumentarão e você descobrirá que você e a outra pessoa estão se afastando cada vez mais.


2. Traga a conversa para um fim abrupto e “saia do palco”. Ambos ficarão com uma sensação ruim.


3. Salve a situação com o uso criterioso de sete palavras mágicas: Você se importa se começarmos de novo? Essa pergunta sempre abre o caminho para um novo começo.
Quatro táticas para retomar a conversa


Lembre-se desses quatro pontos:


1. Se você agiu errado, pedir desculpa é sempre um bom começo. Assuma a responsabilidade pelo desenvolvimento da conversa. Você poderia dizer algo como “Comecei com o pé errado e sinto muito mesmo. Você se importa se eu começar de novo? Eu não agi de maneira justa.” Além disso: “A razão pela qual gostaria de começar de novo é porque tenho falado mais. Posso tentar de novo?”


2. Se você não agiu mal e a conversa simplesmente entrou em território improdutivo, pergunte sem culpar ninguém: “Podemos voltar um pouco? Sobre o que deveríamos estar falando?”


Mesmo que o seu interlocutor tenha dado o primeiro passo errado, ainda há problema em não dizer que você está arrependido pela conversa estar dando errado. Você não está se culpando, está simplesmente reconhecendo que está arrependido pelas coisas terem mudado e que a outra pessoa está se sentindo mal.


3. De qualquer forma, sorria. Um sorriso ajuda bastante a suavizar os incômodos. Mais do que palavras, um sorriso genuíno que chega aos seus olhos pode provocar uma resposta poderosa. Ele mostra que suas intenções são puras e, quando as pessoas percebem isso, a grande maioria está disposta a dar-lhe outra chance.


4. Ao iniciar novamente, comece novamente de verdade. Uma boa maneira de reiniciar o diálogo é perguntar ao interlocutor e envolvê-lo na conversa como participante ativo. Pode ser algo tão simples quanto dizer “Posso perguntar como você vê isso?” Ou “Vamos dar um passo atrás por um momento, você pode compartilhar comigo sua visão da situação?”


Obviamente, recomeçar não é apenas bom no ambiente profissional. Também pode ajudar a acalmar os diálogos durante qualquer tipo de desentendimento.


“É um passo corajoso e ousado para reiniciar uma conversa do zero”, diz Sobel. “Sim, parece estranho. A maioria de nós não está acostumada a passar pelo orgulho, admitir o momento em que estragamos tudo e perguntar se podemos resolver as coisas. Mas na próxima vez que uma conversa se perder, tente. Não apenas salvará o momento, como abrirá o caminho para um relacionamento mais autêntico e produtivo no futuro.”